segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Como entrar na igreja, na hora do cortejo: Braços dados (gancho) ou mãos dadas?

Muitas noivinhas, mães e madrinhas principalmente, me perguntam: "Como devemos entrar na igreja?"

Eu penso que, em momentos que pedem formalidade, o casal deve entrar de 'gancho', braços dados, prefiro que deixem as 'mãos dadas' para momentos de informalidade, como passeio.

Existem diversas regiões do Brasil, que o costume é entrar de mãos dadas! Confesso que, passo um pouco de trabalho para convencer muitas madrinhas de que o mais elegante é entrar de gancho.

Vocês concordam que, a mãe da noiva ao entrar na igreja com o pai do noivo, não ficaria bem entrarem de mãos dadas???
Da mesma forma, penso que também há essa necessidade de formalidade para os demais casais... exceto a noiva com o seu pai, que fica lindo entrarem de mãos dadas também!

Outra dica importante: Mulheres devem sempre se posicionar ao lado esquerdo do homem, com exceção da noiva que deverá entrar à direita do seu pai.

Vejam alguns exemplos:

Eu como madrinha, de gancho (braços dados) 

Noiva e pai, de gancho (braços dados)
Ahh, a noiva é a minha linda irmã e o paizinho (i.m.) é o meu também!
Linnnndossss... saudades!

Casamento Fernanda e Luther
Pai do noivo com a mãe da noiva
Novamente braços dados!!
Casais de Padrinhos em fila indiana, na frente da igreja Matriz-Itajaí
Mulheres à esquerda dos homens, sempre...
Com exceção da Noiva que entra à direita de seu Pai!
Esses casamentos foram registrados por Edson Beline

2 comentários:

  1. Olá Dayse Rosa! Tudo bem,gostei muito de suas recomendações para o cerimonial em casamentos, mas, e nos dias de hoje, as regras continuam, estou em dúvidas.Estou estudando para abrir um negócio para fazer cerimoniais. Para isso preciso estudar muito a questão das etiquetas, normas, enfim, todo aquele processo. Aguardo resposta. Obrigada. Professora Lillian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, que bom que gostou... Desculpe a demora em lhe responder, estive um pouco afastada do blog devido ao trabalho, mas prometo me dedicar mais... Alguns amigos me pediram isso, hehehe... Então, vamos lá... Realmente, precisamos estudar muito para nos tornarmos bons profissionais, pesquisar muito, estar sempre 'antenada', isso faz a diferença. Essas regrinhas que passei acima, são válidas ainda sim, há quem prefira entrar de mãos dadas, sendo assim, não temos como obriga-los, apenas podemos sugerir e explicar como ficaria mais elegante! Vai do bom senso de cada um e seguir nossas dicas ou não! Grande beijo!!!

      Excluir